Skip to content

Caminhoneiro autônomo poderá emitir CT-e e MDF-e por aplicativo da Nota Fiscal Fácil

Foi lançada pelo ENCAT, na tarde desta quarta-feira (2), a Nota Fiscal Fácil. O novo instrumento trata-se de um Regime Especial de alcance nacional, para a simplificação do processo de emissão de documentos fiscais eletrônicos (DF-e), pelos contribuintes do ICMS.

A emissão da NFF poderá ser feita através de um aplicativo de forma rápida e fácil, bastando que o contribuinte possua apenas um smartphone.

Os caminhoneiros autônomos serão os primeiros beneficiados nesta etapa incial de desenvolvimento da ferramenta. O transportador cadastrado no RNTRC poderá emitir o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) através do celular. Após o CPF ter sido autenticado pela plataforma gov.br, o app apresentará para o usuário as opções disponíveis de emissão de documentos fiscais eletrônicos liberadas.

Para o coordenador executivo do ENCAT, Eudaldo Almeida, a NFF “representa mais um passo no sentido do fisco digital da reforma tributária digital”.

A CNTA foi a entidade envolvida no desenvolvimento do aplicativo e contribui significativamente nos testes de usabilidade da ferramenta junto à categoria. O presidente da CNTA, Diumar Bueno, participou do lançamento realizado virtualmente. “Sempre lutamos para que o caminhoneiro autônomo seja independente em todo o processo da sua contratação e esse novo instrumento ajudará na transformação dessa realidade, pois inibirá a atuação de atravessadores e facilitará sua vida nas estradas, diminuindo a burocracia que fazem parte do processo de contratação do autônomo”, enfatiza o presidente.

O app poderá ser encontrado nas lojas para Android ou IOS como Nota Fiscal Fácil ou NFF.

Palavras-chave

WhatsApp CNTA
ENVIAR MENSAGEM