A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou no dia 23 de maio, a última sessão presencial da audiência pública que teve objetivo de estabelecer as regras gerais, a metodologia e os indicadores das planilhas do Piso Mínimo do Frete elaborada pela ESALQ.

A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), contratou um profissional especializado em infraestrutura rodoviária para auxiliá-la na avaliação do estudo proposto pela ESALQ e no levantamento de contribuições para aperfeiçoamento do mesmo.

A confederação protocolou seu levantamento completo dentro do prazo anunciado pela ANTT, mas também apresentou suas sugestões durante a sessão presencial em Brasília, através do engenheiro e consultor contratado, Antônio Lauro Valdívia.

Confira as principais propostas apresentadas para aperfeiçoamento das planilhas:

Item de CustoProposta de alteraçãoResultado em relação a proposta da ESALQ
Vida útil do veículoAdoção da idade média superior a proposta (por exemplo a média do RNTRC)Redução do valor do Piso proposto em 2,0%
Risco de acidentes e roubosAmpliar o valor coberto para todo o conjunto, incluindo o semirreboqueAumento do valor do Piso proposto em 1,2%
CombustívelRedução do consumo médio em pelo menos 10%Aumento do valor do Piso proposto em 3,7%
Pneus e recapagensPassar o média de recapagens por pneu para 2,0Redução do valor do Piso proposto em 0,8%
Velocidade médiaReduzir a velocidade média para 50 km/h dos veículos com até 4 eixos e 55 km/h para os demaisAumento do valor do Piso proposto em 6,0%
Dias trabalhados por mêsRedução dos dias trabalhados no mês para 18 diasAumento do valor do Piso proposto em 5,5%
Diária de Alimentação e Pernoite Inclusão de um valor para cobrir os custos mínimos de alimentação e pernoite do motorista: algo como R$ 70,00.Aumento do valor do Piso proposto em 5,5%

SAUS Q.1 – Bloco J – Sala 508 – Ed. CNT – CEP: 70070-944 – Brasília – DF
Fale conosco – (61) 3030-3444

© 2019 – CNTA – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRANSPORTADORES AUTÔNOMOS