Skip to content

Presidente da CNTA participa de audiência na CVT sobre pesagem de cargas

 Na manhã desta segunda-feira (28), o presidente da CNTA, Diumar Bueno, foi uma das autoridades convidadas pela Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados para participar de uma audiência que tratava sobre as mudanças previstas pela Medida Provisória 1050/21 em relação às regras de pesagem de cargas em veículos de transporte.

A MP põe fim à tolerância de peso por eixo para os veículos com peso bruto total (PBT) inferior a 50 toneladas. Para estes veículos, será permitido até 5% de excesso no peso. Enquanto que para as combinações de veículos de carga (CVC’s) com peso bruto total (PBT) superior a 50 toneladas, amplia para 12,5% a tolerância de excesso de peso por eixo.

Para o presidente da CNTA, a alteração “vem corrigir uma distorção que há muito tempo vem sendo um reclame da comunidade de transporte de uma condição que é muito desigual e punitiva”. Isto porque, segundo Diumar, a maior preocupação deve estar no controle do peso bruto total da carga e não na pesagem por eixo, já que o peso por eixo pode sofrer alterações em decorrência do movimento do veículo durante o transporte ou pela dificuldade de divisão de determinadas cargas.

Diumar Bueno ainda enfatizou que atualmente a maior do caminhoneiro está na dificuldade da falta de estrutura para controle e fiscalização do peso e que isso sim reflete em prejuízos à segurança e rentabilidade do transportador autônomo.

Palavras-chave

WhatsApp CNTA
ENVIAR MENSAGEM