Skip to content

Ministério da Cidadania lança programa de incentivo às cooperativas de caminhoneiros

Na manhã desta quinta-feira (19), a CNTA participou da solenidade de lançamento do Programa Roda Bem Caminhoneiro, criado pelo Ministério da Cidadania. A nova iniciativa prevê o fomento do cooperativismo no transporte rodoviário de cargas através de incentivos com infraestrutura e assessoramento técnico, voltado ao caminhoneiro autônomo.
O ministro da pasta, Osmar Terra, destacou durante o lançamento que o programa será um instrumento de equilíbrio para o mercado. “Há um desequilíbrio entre o transportador autônomo e quem transporta em grande escala. O que nós estamos proporcionando aos caminhoneiros nesse momento é terem a oportunidade de ter escala, de se organizarem em cooperativa”, enfatizou.
O presidente da CNTA, Diumar Bueno, presente na composição da mesa, destacou em sua fala que a união e o trabalho cooperado, quando bem geridos, trazem resultados efetivos para o caminhoneiro e que a CNTA, como entidade de representação máxima da categoria não poderia deixar de estar presente e apoiar a iniciativa, enfatizando que “será um grande desafio dada a enorme complexidade do mercado de fretes, considerando a dimensão territorial do país e as peculiaridades que envolvem as diversas operações de transporte de cargas.”
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, também acompanhou o lançamento e reforçou seu posicionamento sobre a importância do cooperativismo para a categoria, fazendo um retrospecto das ações que foram desenvolvidas em 2019, com o louvável reconhecimento pelo trabalho conjunto e colaborativo feito junto com a CNTA.
O Roda Bem Caminhoneiro selecionará 100 cooperativas – novas ou já existentes – para receberem um kit que contará com tanque de abastecimento, escritório-contêiner equipado com computador e um aplicativo de gestão.
A gestão do Programa ficará por conta de uma cooperativa que venceu o edital lançado em novembro, a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes).
O prazo de implantação da iniciativa é de 18 meses.

Palavras-chave

WhatsApp CNTA
ENVIAR MENSAGEM